Seja bem-vindo
Piracanjuba,01/05/2025

  • A +
  • A -

Opinião Pública

15 de Novembro de 1889: A República dos Acasos, Improvisos e Golpes

Por Dr. Murillo Siqueira


15 de Novembro de 1889: A República dos Acasos, Improvisos e Golpes Por Dr. Murillo Siqueira

Em 15 de Novembro celebra a Proclamação da República em nosso País, e o contexto à época, seria essa a vontade geral? Seria algo natural ou imposto?

Senão vejamos.

Primeiro é necessário fazer um apanhado histórico, pouco tempo antes do fato aqui mencionado, havia ocorrido a Guerra do Paraguai, em que Brasil, Argentina e Uruguai uniram-se contra o Ditador Paraguaio Solano Lópes que possuía visão autoritária e expansionista com o Paraguai, não respeitando limites ou fronteiras outras.

Com o fim da Guerra, retornando os soldados brasileiros para casa, bem como com o fim da escravidão (Lei Áurea de 1885), criou-se uma sensação de insatisfação com o regime monárquico vigente no momento, este personificado pela figura de Dom Pedro II (um dos maiores brasileiros de todos os tempos), um pouco pela falta de reconhecimento e desvalorização do exército, um pouco pelo prejuízo gerado aos senhores de engenho com a canetada da Princesa Isabel que "deu" liberdade àqueles que nunca tiveram. 

Interessante que D. Pedro II possuía total apoio da população à época, e, até mesmo de Marechal Deodoro da Fonseca (1º Presidente da República), Monarquista que era, amigo próximo do Imperador, e que chegou a dizer "Os brasileiros estão muito mal educados para a república, ruim com a monarquia, pior sem ela!" discurso proferido em 1889, porém serviria para 2024... as pessoas mudam!

E como!

15 de Novembro de 1889, 6 da manhã, os soldados saem da caserna no Rio de Janeiro, Capital do Brasil à época, armados com canhões e "derrubam" um regime constitucional, que havia aprovação massiva, e o povo assistiu aquilo tudo bestializados, espantados, conforme relatado por Aristides Lobo.

Nessa conspiração, estavam juntos Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant, este um dos grandes mentores do golpe, estavam unidos, um monarquista e um republicano, os que nunca se uniam, por vontade do quê e de quem?

Há outros personagens importantes no ocorrido, mas para não alongar, oriento buscarem sobre Gaspar Silveira de Martins, inimigo de Deodoro, motivo: Tinha a mulher que o Marechal sempre quis... Será que a República originou-se do conflito de 2 homens por uma mulher? Poético e Shakespeareano. 

Quintino Bocaiuva, Jornalista que dizem ter tecido uma grande teia de aranha de "disse e me disse", informações desencontradas, "fake news", que acarretaram no momento ora comentado.

Instaurado ali uma República provisória, conforme a Constituição Federal de 1891, a qual previa plebiscito para a população manifestar sobre a volta da monarquia ou instauração definitiva da República, o dito plebiscito foi realizado, em 1993 (!), mais de 100 anos depois, vivemos uma República improvisada por mais de 1 século. 

Estudando e lendo sobre a história brasileira, é observável que em todos os nossos momentos históricos existiram personagens centrais para agir a contragosto do que desejavam, ou, era o que realmente desejavam, depende de quem tá lendo.

A contragosto D. João VI saiu de Portugal fugindo de Napoleão Bonaparte para o Brasil em 1808.

A contragosto D. Pedro I declarou independência do Brasil de Portugal em 1822.

A contragosto foi "proclamada" a República brasileira em 1889.

A contragosto Getúlio Vargas liderou a "Revolução" de 1930, para acabar com a República do Café com Leite que determinava os rumos de todo um País, por governantes de Minas Gerais e São Paulo, essa que ficou conhecida como a República Velha, de 1889 a 1930.

A contragosto Getúlio Vargas deu o golpe em 1937, para combater a ameaça da DITADURA comunista (ó ela aí!), personificada em Júlio Prestes, instaurou-se aí o Estado Novo DITATORIAL, de 1937 a 1945.

A contragosto Vargas deixa o poder em 1945, já que era pra lutar contra o autoritarismo, interno e externo (Brasil lutou junto aos aliados na 2ª Guerra Mundial contra o Nazismo alemão e fascismo italiano), não faz mais sentido se não há mais tal perigo... O perigo era o autoritário Vargas.

A contragosto houve o golpe militar de 1967, fundamento? O fantasma do comunismo (de novo, sempre ele), personificado em Carlos Marighella.

A contragosto houve impeachment em 2016, por algo que todos os governantes fazem.

A contragosto na última eleição tivemos de escolher entre Lula e Bolsonaro (Pior que tá não fica, (M)elhorar também é difícil acreditar...tem eleições em 2026).

Por óbvio não se é um resumo da história brasileira, mas somente "apontamentos pontuais", que atos de alguns, influenciam a todos nós, e que grande parte das vezes estão movidos por vaidades, egoísmos, sentimentos mesquinhos e pessoais.  

A forma que se desenhou e foi construída nossa história e nossa política, seria mesmo a mais correta e com sucesso? Alguns grandes movimentos sem aprovação do povo, este detentor do verdadeiro poder. Ou será que tudo deveria ter se dado como a Revolução Francesa EM 1789? O levante do povo com a queda da bastilha, líderes do movimento guiavam com o consentimento, toda a massa, Napoleão Bonaparte e Maximilien de Robespierre (Esse aqui coitado, envolveu tanto no movimento, que perdeu a cabeça na guilhotina também)... Escrevo este artigo neste momento estando em Paris, e não dá pra não se apaixonar com toda a história revolucionária da França, os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, se deu certo... É um dos países mais instáveis politicamente da Europa, se no Brasil tem crise política, aqui nem é considerado crise mais... e a contragosto Napoleão Bonaparte se autointitulou Imperador da França, se tornando aquilo que lutou contra, que coisa não?

Voltando para o território tupiniquim, não se dá pra medir com outros locais, cada País tem seus vícios e virtudes, vivemos pouco tempo de democracia e republicanismo, considero que adveio somente com a Constituição de 1988, pois olhando pra trás, o povo sequer tinha voz, o povo sequer ouvia, o povo sequer era ouvido.

A história brasileira, é tanto acaso, tanto improviso, tanto golpe, que parece capoeira.

Envie seu artigo de opinião com foto para maisnoticiasopiniao@gmail.com

Nota: O Mais Notícias não se responsabiliza por correções, edições ou qualquer outro tipo de alteração no conteúdo enviado. As opiniões expressas são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do Mais Notícias.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.